sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

O Estádio que nunca encheu

Na Foto: Belenenses X Braga (2005)

É habitual ouvirmos algumas piadas sobre o Estádio do Restelo, propriedade do Clube de Futebol "Os Belenenses", alegando tratar-se do maior estádio do mundo porque nunca encheu. Ora isso é uma tremenda mentira, já que à data da sua construção o clube de Belém era um dos grandes do futebol português. No entanto, é sabido da decadência do clube azul que foi perdendo adeptos à medida que as gerações mais novas se mudaram do centro de Lisboa para a periferia e, dessa forma, ao perderem um certo bairrismo passaram a apoiar clubes com maior sucesso desportivo como o FC Porto, o Sporting CP e o SL Benfica.

Ainda assim, no final dos anos 80 os azuis eram suficientes para encher o Restelo nas grandes ocasiões quando o Estádio, ao contrário de hoje, tinha capacidade para cerca de 40 mil espectadores, antes da colocação de cadeiras e do encerramento do topo sul. Actualmente é quase impossível encher o Restelo, contudo, em 2005 registou-se uma enchente de 20 mil belenenses no final da época contra o SC Braga.

Deixo-vos com 2 exemplos gravados para que não restem dúvidas:

- Um Belenenses 2 X Sporting 0 para o Campeonato Nacional de 1987/88


- Um Belenenses 1 X Barcelona 0 para a Taça UEFA de 1988/89. Neste jogo o estádio estava mesmo cheio e praticamente apenas com adeptos do Belenenses.

Sem comentários:

Enviar um comentário