Dia 21 de Março de 2001, pelas 21h15, a Ponte Hintze Ribeiro, inaugurada em 1887, ruiu causando a morte a 59 pessoas. O Governo e as respectivas autarquias foram acusadas de negligência, sendo alguns dos seus membros condenados na justiça e o corruptíssimo Ministro Jorge Coelho foi obrigado a demitir-se.
Pelos vistos as autoridades portuguesas não aprenderam nada com este incidente, que ficou conhecido como a tragédia de entre-os-rios. De acordo com o Ecos do Sor, a ponte Joaquim Casanova do Bêco, que liga Santa Justa ao Couço, e utilizada por quase todos os pontessorenses quando se deslocam à capital, encontra-se actualmente em risco de ruir.
Parece que desde o início de 2011 que a Junta de Freguesia do Couço anda a alertar para a oscilação naquele tabuleiro sem que tenham sido tomadas medidas quer pelo governo, pela protecção civil ou pela câmara municipal. O problema é que a ponte é propriedade privada, concretamente da Associação de Regantes e Beneficiários do Vale do Soraia e estes alegam que, por um lado, o tráfego actual deixou de ser apenas de carácter agrícola e passou para um âmbito nacional o que os desresponsabiliza visto que esta ponte foi construída apenas tendo em conta o reduzido tráfego local e, por outro, que não têm possibilidades financeiras para executar a obra.
Admito que até têm uma certa razão. O que não admito é que a situação se arraste indefinidamente até acontecer alguma tragédia. É que quando estão em risco vidas humanas não existe a possibilidade de remediar um problema que podia ter sido previamente evitado!
eu passo la todas as semanas 2 x. Só vão fazer alg coisa quando houver uma tragédia...
ResponderEliminarInfelizmente temo que tenhas razão....
ResponderEliminarEu passo la todos os dias. Não sei qual o problema de encerrar a dita ponte ou recuperar pois o transito esta proibido a mais de 3,5 toneladas mas o autocarro tem permissão para passar isto só neste pais.
ResponderEliminar