Quero iniciar a minha avaliação da qualidade de vida em Ponte de Sor salientando um dos aspectos mais positivos: a prática desportiva. Quer devido à iniciativa camarária, quer através da iniciativa privada, tendo ainda em conta a pequena dimensão da cidade - com quase 9 mil habitantes -, em Ponte de Sor consegui manter quase toda a actividade desportiva que realizava em Lisboa.
Por um lado, a cidade está dotada de excelentes equipamentos desportivos nomeadamente dois pavilhões gimno-desportivos, uma piscina semi-olímpica coberta, uma piscina ao ar livre, um campo de futebol e um estádio com pista de atletismo, encontrando-se os referidos equipamentos não só ao dispôr das equipas federadas do concelho - Eléctrico, GEPS, Montargilense -, bem como ao cidadão comum. Assim, várias dezenas de vezes usufruiu da pista de atletismo para correr o que me permitiu reduzir o terrível impacto que a corrida tem na minha coluna e, simultaneamente, saber com exactidão o tempo e a distância que percorri.
A existência de um ginásio privado possibilitou-me ainda treinar cardio-fitness e musculação. Embora mais pequeno que o ginásio que frequentava em Lisboa e, consequentemente, com menos equipamentos e serviços (sauna, banho turco, kick-boxing, etc.), o Fitness e Forma é um espaço que consegue reunir o essencial do treino de musculação.
Existe ainda um grupo de BTT (BTT Sor) para quem goste desta actividade, o que não muito do meu agrado pois prefiro pedalar sobre o alcatrão.
Existe ainda um grupo de BTT (BTT Sor) para quem goste desta actividade, o que não muito do meu agrado pois prefiro pedalar sobre o alcatrão.
Em jeito de conclusão posso afirmar que o desporto em Ponte de Sor é uma realidade para quem o queira praticar. Seguir-se-à a analise da cultura que é negativa embora tenha alguns aspectos positivos a salientar.