terça-feira, 3 de julho de 2012

Comissão de Socorros 1876

Estou a catalogar e a classificar uma série de publicações que constituirão a biblioteca do Arquivo Municipal de Ponte de Sor. Datam dos séculos XIX e XX e são na sua maioria publicações de carácter oficial, enviadas para as Câmaras Municipais e outros órgãos administrativos do país. Trago-vos aqui um exemplo particularmente interessante para a minha área preferencial de investigação:

Comissão de Soccorros em favor das Victimas das Inundações em Portugal no Inverno de 1876-1877: relatorio e documentos. Lisboa: Imprensa Nacional, 1880.

Uma circular de 21 de Dezembro de 1876, publicada neste relatório, esclarece que, face às recentes inundações, que «vieram lançar em completa miseria grande numero de familias em todo o paiz», a Rainha «quiz ser a iniciadora de uma louvavel obra de caridade», tendo organizado em Lisboa uma Comissão que, «de accordo com outras estabelecidas em diversos pontos do paiz, procurasse recolher donativos com que as pessoas caridosas fossem em auxilio de tantas familias que hoje se encontram na mais completa miseria».

A publicação inclui, entre outros elementos, o levantamento, organizado por distritos e por concelhos, de todos os pedidos de ajuda dirigidos à Comissão, dos que foram deferidos, das quantias concedidas e dos indivíduos e colectividades que contribuíram com donativos. Este relatório dá conta, sobretudo, para o período em causa, da ausência de mecanismos de previdência, que obrigava à organização de formas especiais de auxílio em casos de catástrofe, bem como da importância da beneficência particular para colmatar necessidades sociais.

Sem comentários:

Enviar um comentário