Estado actual da estação de Chança
Fiquei a saber que os comboios de passageiros da Linha do Leste vão terminar já no final deste ano. Não é uma notícia que me surpreenda particularmente, já esperava uma decisão neste sentido, sobretudo, após o encerramento do Ramal de Caceres.
Obviamente que esta ligação não é minimamente rentável, segundo dados da CP, em 2010, esta linha foi utilizada por 28.164 passageiros, a uma média de 19 por comboio. Um amigo meu montargilense, a quem pedi a opinião sobre este assunto, referiu que era apenas um sinal dos tempos, que o transporte ferroviário estava completamente ultrapassado e, portanto, não fazia sentido manter uma linha deficitária.
Eu não concordo com a posição dele, embora só tenha utilizado a linha que agora vai ser encerrada por três vezes nos últimos dois anos. Assim, não vou discutir a pertinência do transporte ferroviário de passageiros, seria uma discussão demasiado longa para este espaço.
Vou antes deixar ao leitor três pequenas reflexões. A primeira, de ordem prática, é que a nossa região vai ficar ainda mais isolada, seja o comboio muito ou pouco utilizado. A segunda, é que do ponto de vista simbólico é mais um serviço público que fecha dando a noção que ninguém quer saber de nós. Por último, o Estado tem que pensar se prefere gastar alguns dos seus recursos para ir mantendo alguma população no interior ou se prefere que de uma vez por todas tornar grande parte do território nacional num deserto, ao mesmo tempo que o litoral se torna ainda mais superpovoado. Esta segunda opção tem altíssimos custos do ponto vista ambiental e social, certamente muito muito superiores ao que é gasto actualmente em centros de saúde, linhas de comboio ou escolas.
P.S.1 - Por comparação fiquei a saber que o Estádio de Leiria custa ao erário público mais de 12000 euros por dia, num total de 5 milhões por ano. Este "mono" é que de facto não serve ninguém!!
P.S.2 - Ouvi rumores que a Câmara Municipal de Ponte de Sor queria de alguma forma protestar activamente contra o fim da linha do comboio. Se for o caso conte comigo.
É absurdo fecharem a linha do leste. Por pouco que seja usada, por mínimo rentável que seja, a linha é usada!!! Para mim tem lógica fechar algo que não seja mesmo nada usado... Ou seja inútil existir. Uma proposta que punha seria fazer acessos alternativos, ou modernizar as linhas. De certo ficaria muito caro, mas talvez mais barato do que certas construções que só ocupam espaço, que são pouco ou nada usados e que muito provavelmente sejam pouco "úteis" para toda a comunidade Portuguesa, não contribuindo em nada para o avanço ou melhoria da mesma. Vejo muitas construções ou ideias efectuadas pelo estado como "xadrez" mal jogado sem lógica e sem atingir um "xeque-mate". Enfim...
ResponderEliminarE para terminar, apesar não ser de Ponte de Sôr, juntaria-me aos rumores de protesto... Por justa causa. Uma voz a mais pode fazer a diferença.
Jonny Figueiredo
Pois Jonny, mas como sabes o encerramento da linha do Leste toca-te especialmente já que é a mesma que serve Portalegre.
ResponderEliminar