sábado, 3 de novembro de 2012

Evolução da desigualdade de rendimento segundo Kuznets (1955)




Em 1955, Simon Kuznets, galarduado com o Prémio Nobel da Economia em 1971, formulou uma hipótese na qual, durante a industrialização, ocorreu um processo de crescimento da desigualdade de rendimento. Contudo, a partir do início do século XX, dar-se-ia o fenómeno inverso, com um nivelamento da distribuição do rendimento até aos anos 1970. 

Os historiadores económicos têm vindo a testar constantemente esta hipótese, mas os resultados têm sido divergentes. Assim, por exemplo, os trabalhos de Lindert e Williamson sobre os Estados Unidos e Reino Unido vieram reforçar esta hipótese, porém, alguns estudos que foram feitos em países como a Dinamarca ou a Suécia, têm vindo a por em causa a existência de um agravamento da desigualdade de rendimento durante o século XIX, enquanto confirmam a sua atenuação durante o século XX. Ou seja, enquanto a queda da curva de Kuznets para ser consensual, o agravamento da desigualdade está ainda em discussão.

Será que a desigualdade de rendimento pré-industrial, em Portugal, seria relativamente baixa como sugere a "curva de Kuznets" e como Van Zanden determinou para a Holanda? Os países atualmente desenvolvidos adquiriram as suas desigualdades apenas após a Revolução Industrial, ou é algo que já vinha de há muito tempo? 

São estas e outras perguntas que procuraremos responder no próximo dia 9 de Novembro, em Lisboa, no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, como poderão verificar aqui:  


2 comentários:

  1. Verdade indesmentível. Parabéns.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado. Estamos prestes a submeter o artigo a uma Revista da Especialidade, depois, se for aceite, colocarei aqui os resultados.

    ResponderEliminar