quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Biblioteca do Arquivo Municipal de Ponte de Sor (séculos XIX-XX)


No mês de Dezembro, os "Documentos do mês" do Arquivo Municipal de Ponte de Sor são de caráter biblioteconómico e pertencem à Biblioteca do Arquivo. Esta é constituída por um conjunto de monografias e publicações periódicas datadas de meados do século XIX ao terceiro quartel do século XX, pertencentes à Câmara Municipal de Ponte de Sor e que estiveram durante os últimos anos armazenadas num dos pavilhões da Antiga Fábrica de Moagem de Cereais e Descasque de Arroz de Ponte de Sor. Estes documentos têm vindo a ser tratados desde Janeiro de 2011, começando por ser selecionados e transportados para o edifício do Centro de Artes e Cultura. Passaram então por um processo de limpeza e primeira identificação, sendo agrupados por grupos temáticos de largo espectro. De seguida, tiveram início a inventariação definitiva e a catalogação das espécies, para o que foi elaborada uma base de dados, usando o software Microsoft Access 2010 e contemplando os seguintes campos de descrição: número de registo; autor; título; local de edição; editor; data de edição; ano, número, data (para publicações periódicas); coleção; termos de indexação; cota (usando a Classificação Decimal Universal); e notas. Esta base de dados permite a realização de pesquisa por autor, título, termos de indexação e cota.

Presentemente, está já catalogada parte significativa da coleção, tendo sido inseridas na base de dados cerca de 860 obras. Trata-se sobretudo de publicações oficiais recebidas pelo Município de Ponte de Sor, desde meados do século XIX até à década de 1970, incidindo sobre diversos sectores da vida pública nacional, com os seus reflexos a nível regional e local, como as atividades económicas, o ensino, a saúde pública ou as instituições político-administrativas.

Considerou-se pertinente associar esta coleção ao Arquivo Municipal, tendo em conta o caráter de fonte histórica impressa da maioria dos seus itens, podendo assim assumir-se como precioso instrumento de apoio à investigação histórica, de âmbito local, regional e nacional. Pretende-se que a Biblioteca do Arquivo seja disponibilizada para consulta ao público, estando prevista, para os próximos meses, uma sessão de apresentação pública do respetivo catálogo informático. Para já, apresentamos três exemplares da coleção, classificados numa área designada “Fundo Local”, destinada a publicações diretamente relacionadas com o concelho de Ponte de Sor ou com a região em que se insere.

Documento 1
GRÉMIO dos Industriais Descascadores de Arroz – Grémio dos Industriais Descascadores de Arroz: Decreto-lei n.º 24.517: relatório e contas do exercício de 1935: aprovados pelo Conselho Geral na sua reunião de 19 de Fevereiro de 1936. Lisboa: Oficina Gráfica Limitada, 1936. Inclui referência à Sociedade Industrial, Lda.ª, proprietária da Antiga Fábrica de Moagem de Cereais e Descasque de Arroz de Ponte de Sor (atual edifício do Centro de Artes e Cultura) e membro do Grémio dos Industriais Descascadores de Arroz (categoria de “Industriais Descascadores”).

Documento 2
MURALHA, Pedro (dir.) – Ponte do Sôr: separata do Álbum Alentejano. Ponte de Sor: Câmara Municipal, [1930s]. O Álbum Alentejano consistiu numa publicação em três volumes que pretendia caracterizar, por concelhos, as regiões de Beja, Évora e Portalegre, difundindo «tudo quanto o Alentejo encerra em força de trabalho agrícola, industrial e mineiro». Os artigos são da autoria de diversos autores, dirigidos por Pedro Muralha, e abarcam temas variados, da economia, agricultura e indústria, à história, administração autárquica, tradições, cultura e literatura. As páginas relativas ao concelho de Ponte de Sor, também publicadas sob a forma de separata, incluem artigos de Primo Pedro da Conceição (texto base da obra Cinzas do Passado, editada décadas mais tarde) e Garibaldino de Andrade, entre outros.

Documento 3
CONSELHO de Agricultura Distrital de Portalegre Annes agricolas do Districto de Portalegre: publicados pelo Conselho d'Agricultura Districtal: 1885 (setimo anno). Portalegre: Typ. de F. C. Sanches, 1886. A criação dos conselhos de agricultura distritais foi estipulada pelo “Regulamento da agricultura districtal” (Decreto de 28 Fev. 1877). Destinavam-se a promover «o progressivo melhoramento das condições agricolas do seu respectivo districto» e uma das suas atribuições consistia na publicação anual dos chamados «annaes agricolas», que incluíam uma série de informações sobre o estado da agricultura na região em causa (como os trabalhos do Conselho de Agricultura, os relatórios de exposições e congressos agrícolas, os programas de cursos de agricultura e zootecnia, a estatística agrícola e pecuária, os preços correntes de produtos deste setor, etc.).

Sem comentários:

Enviar um comentário