quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

A vergonha da Piscina dos Olivais (e outras) continua


Eu não sou por natureza um liberal, no entanto, a péssima e, frequentemente, corrupta gestão estatal obriga-me a rever, no panorama estritamente nacional, algumas das minhas posições. Refere Gabriel Tortella, numa das suas obras sobre História Económica, que a existência de alguns monopólios naturais supõe que a melhor solução seria a sua nacionalização, porém, nem sempre a máquina estatal se afigura como um bom gestor.

Infelizmente péssimos exemplos de gestão pública não faltam neste deprimido canto da Europa. Um dos que mais me incómoda, por motivos pessoais, é o caso das piscinas de Lisboa, sobretudo o da piscina dos Olivais. Construída durante o Estado Novo, gerações de olivalenses (e não só) usufruíram deste espaço nas mais variadas vertentes desportivas - Natação, Futsal, Ténis, Basquetebol, Kick-Boxing, entre outras. Eu fui um deles e, para além disso, guardo excelentes recordações de quando ia até à piscina no verão apenas por puro lazer.

Ora algures na viragem do milénio, devido provavelmente a uma certa obsolescência das instalações, este complexo entrou em obras através de um plano que só parcialmente foi cumprido. Embora a obra prevista mais dispendiosa não tenha sido concretizada - a cobertura das piscinas olímpicas -, existiu um forte investimento, diria de alguns milhões de euros, na construção de uma piscina semi-olímpica coberta de raiz. No entanto, esta apenas esteve em actividade pouco mais de um par de anos, tendo sido todo o complexo encerrado pouco depois.

Hoje, passados mais de dez anos, após denuncias e críticas de quase todas as forças políticas por ocasião de eleições autárquicas, o complexo encontra-se abandonado há vários anos, a degradação continua e, de acordo com uma notícia do Público, assim vai continuar.

Gostava, mas gostava mesmo de perceber como é que se faz um investimento de milhões num local para imediatamente este ser encerrado? Gostava, mas gostava mesmo de perceber quem foi o responsável por esta situação e, por último, gostava, mas gostava mesmo de perceber porque é que ninguém é chamado à responsabilidade.


16 comentários:

  1. Ora bem, vou falar de cor neste caso. Vou contar o que me contaram. Reza então a crónica que o então presidente da câmara de Lisboa, Pedro Santana Lopes, pretendia vender os terrenos da Piscina dos Olivais para construir um condomínio fechado.

    Esta obra só não foi para a frente porque os herdeiros da Condessa dos Olivais se opuseram, já que este terreno tinha sido cedido à Câmara pela então Condessa com o propósito único de dar aos Olivais um complexo desportivo - piscinas. Caso fosse utilizado para outros fins, o terreno reverteria de novo para os herdeiros.

    Para evitar que tal acontecesse a câmara recuou e decidiu então reutilizar as piscinas... até hoje...

    As razões que hoje em dia levam a que aquele terreno esteja abandonado sinceramente não sei.

    Assim como não sei de fonte fidedigna que o que acima descrevi corresponde exactamente à verdade.

    Mas se alguém souber que o exponha aqui pois teria imenso gosto em o saber.

    ResponderEliminar
  2. Outro dia passei por lá, como agora trabalho para aqueles lados, era um sitio bom para praticar desporto. Ao chegar lá sofri um desgosto enorme, não só está fechado o complexo, como foi totalmente vandalizado e deixado ao abandono.
    Só de pensar que pratiquei lá natação, num dos poucos sítios em que se podia encontrar uma piscina olímpica, e usufruí belas tardes em que tinha aulas de ténis, deixa-me revoltado com o rumo que o complexo seguiu.
    Esse espaço é em parte responsável pela minha aptidão desportiva e fiquei muito triste de o ver assim. Os Olivais não precisam de mais prédios, mas as Piscinas dos Olivais farão, sem dúvida, muita falta.
    Obrigado por trazeres á atenção este local, merece ser relembrado e o seu destino apontado como o exemplo da corrupção política e da vergonhosa gestão pública

    ResponderEliminar
  3. Bem hajam por defenderem um património que faz parte da vida não de milhares, mas de milhões de crianças, entre as quais eu.
    Sabem os passos para criar uma associação de defesa das piscinas dos Olivais?

    ResponderEliminar
  4. Paulo,

    Sim sei e dá algum trabalho. No entanto, acho que o mais simples seria propor às associações já existentes na freguesia. Vou pesquisar quais e coloco aqui.

    ResponderEliminar
  5. A Associação dos Amigos dos Olivais Sul http://www.olivais-sul.org/ está a acompanhar este caso.

    ResponderEliminar
  6. As Piscinas.... lembro-me de os meus avós irem para lá comigo pela manhã quando eu era pequenina e ainda nem sabia nadar, lembro-me de anos mais tarde fazer lá aulas de natação ainda na piscina olimpica, depois fizeram uma piscina só para aulas, que estava quase sempre cheia, as piscinas cá fora abriam durante o verão, até que um dia tudo fechou, ainda hoje não percebo, gostava muito daquilo, e faz uma falta enorme à população dos Olivais e arredores.

    ResponderEliminar
  7. Uma vergonha! Eu andei na piscina olímpica durante anos e foram tempos óptimos da minha vida! Dps andei na outra ainda um ano (sem perceber pq gastaram dinheiro a construir uma piscina nova em x de melhorarem a antiga). Como é possível um complexo daqueles estar abandonado hoje em dia?!

    ResponderEliminar
  8. Também ando a pesquisar e encontrei isto:

    http://www.go-fit.es/portugues/olivais.html

    http://www.youtube.com/watch?v=CEtSxYDMcoQ

    ResponderEliminar
  9. Do you know if it is possible to enter Piscina Dos Olivais? or who to ask for permission?

    ResponderEliminar
  10. Dear Martin,

    When the pool closed I, along with some of my friends, used to jump the fence in order to play football in one of the abbandoned fields. However,at some point, the police was informed and we had some problems. That was probably in 2008. Nowadays, i don't know if the police still monotorizes the place. But i supose you do not want to do something illegal, so i advise you to contact either the Lisbon City Hall or the Parish of Santa Maria dos Olivais.

    Last week, a friend of mine who his a local politician in Marvila (a parish next to Olivais) told me that finnally the reabilitation of the pool is going to start late this month.

    I hope i could help you. You can always reach me by e-mail.

    Best Regards,

    Carlos Manuel Faísca

    ResponderEliminar
  11. Carlos, thanks a lot for your fast reply and your help, great!

    do you miight have some contact coordinated like email or phone of the city hall.

    I would only like to take some pictures...

    Greetings from suica:-)

    ResponderEliminar
  12. Email: cmsaff@gmail.com

    https://www.facebook.com/carlosmanuel.faisca

    ResponderEliminar
  13. Did you see my message on facebook? :-)

    ResponderEliminar
  14. O primo dum sobrinho de alguém em posição de poder deve ter feito a obra, metido o dinheiro ao bolso e depois era inútil manter aberto.

    É assim aqui neste apêndice terceiro-mundista da Europa.

    ResponderEliminar
  15. Enquanto o PCP teve o pelouro do desporto, este era muito promovido: Lembro-me dos jogos de Lisboa, nas piscinas dos Olivais, de se acrescentar uma piscina nova (com fundos europeus). Pouco depois, já com o PSD de Santana Lopes e PCP e PS fora da câmara, decidiram encerrar as piscinas para construir, segundo se diz, um condomínio privado.


    desculpem o desenterranço
    MLima

    ResponderEliminar