Existe uma Biblioteca de Ensino Superior cujo o número de colaboradores com formação superior em Ciências da Informação é zero. Era assim para quando lá entrei num estágio profissional, assim ficou quando o meu estágio terminou e, consequentemente, de lá saí.
A falta de aposta em profissionais devidamente formados tem um preço e, infelizmente, nesta será bem alto caso nada seja feito com urgência. A referida Biblioteca reúne, desde o ano 2000 em formato exclusivamente digital e em suporte de CD, todos os trabalhos académicos produzidos pela instituição. Contudo, não existe qualquer estratégia de preservação digital devido, numa primeira fase, à natural falta de sensibilização para a questão por parte dos seus colaboradores e, após ter existido um alerta continuado para este facto, à falta de meios ou à desvalorização do papel da Biblioteca por parte da direcção. Sinceramente é difícil compreender qual, embora a deslocalização da reprografia para o espaço interno da Biblioteca coloque mais ênfase na segunda opção.
Actualmente alguns dos trabalhos mais antigos já tinham sido perdidos devido à deterioração do material de suporte físico, algo que se irá acentuar rapidamente nos próximos anos. Porém, o problema extravasa o mero problema do suporte, já que todos
os objectos digitais carregam consigo um problema estrutural que coloca em
causa a sua preservação a longo prazo: a rápida obsolescência a que a
tecnologia de leitura, armazenamento e recuperação digital se encontra
geralmente sujeita. A obsolescência tecnológica pode então manifestar-se de
duas formas, por um lado, ao nível de suportes físicos como foram os casos das
cassetes VHS ou das disquetes e, por outro, ao nível do próprio software pois
também estes sofrem evoluções constantes como, por exemplo, o MS-DOS ou o
Windows 98.
A falta de investimento em pessoal qualificado é uma das causas desta situação o que é, na minha opinião, ainda mais escandaloso quando estamos perante uma instituição de Ensino Superior.Num futuro não muito distante, devido provavelmente à incúria humana, esta instituição perderá parte importante do seu património académico devido à falta de uma estratégia de preservação digital, o que não deixa de ser curioso quando lá se leccionam cursos de Eng. Informática. Talvez então seja dada à Biblioteca a mesma importância que ao Laboratório de Química ou ao de Design, embora tarde demais.
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