Na próxima terça-feira discutir-se-á, no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, a evolução da agricultura portuguesa dos últimos séculos. Não posso adiantar muito sobre o encontro, com exceção da comunicação da qual faço parte. Esta pretende apresentar os objetivos do Portuguese Agriculture Project, assim como uma parte do trabalho que já foi feito e, sobretudo, discutir abordagens, métodos e fontes.
Uma das novidades deste projeto é a análise regional já que se pretende, entre outros aspetos, estimar o produto agrícola das diferentes regiões portuguesas. Este exercício permitirá continuar a investigação das dinâmicas internas portuguesas, um assunto que a historiografia portuguesa recentemente tem levantado, e que se poderão encontrar (quando sair a Revista) em Faísca,
Carlos Manuel. 2013. «Desigualdade regional na Península Ibérica. Ensaio
bibliográfico». Revista da Faculdade de Letras: História.
Por outro lado, existe uma grande lacuna documental que impossibilitou, até hoje, a construção de uma série quantitativa de produção agrícola, quer nacional, quer distrital, para as décadas de 70 e 90 do século XIX. Neste sentido, estamos a seguir um roteiro documental que se tem revelado moderadamente frutífero, mas será que é o mais correto? Que outras fontes existirão ainda por explorar? Estas são duas das perguntas que se vão colocar e cuja resposta depende do nosso trabalho, mas também do contributo que outros possam dar.
Assim, se o assunto for do vosso interesse, façam o favor de aparecer!
P.S. - Neste blog introduziram-se duas novidades: a primeira é uma pequena agenda com os eventos em que os dois autores vão participar, a outra é a inclusão de um breve cv de ambos (a Ana Isabel ainda está em falta).
Sem comentários:
Enviar um comentário