Hoje estive a consultar as publicações do Conselho Distrital de Agricultura de Portalegre, um organismo que funcionou, no século XIX, dependente da Direcção-Geral de Agricultura que, por sua vez, estava integrada no Ministério das Obras Públicas Comércio e Indústria.
Entre as publicações contam-se os "Annaes Agrícolas" com dados estatísticos da produção agrícola, das observações meteorológicas, mas também contendo informações sobre o ensino agrícola, entre muitos outros aspetos. Curiosamente, como forma de se caracterizar o Distrito, publicou-se, logo no primeiro número, referente ao biénio 1878-79, um quadro com a população do distrito discriminada por concelho e, num outro quadro, por freguesia.
Saltou-me logo à vista o escasso efetivo do Concelho de Ponte de Sor, atualmente o terceiro mais populoso do Distrito. Na realidade, já desconfiava que historicamente o Concelho de Ponte de Sor era pouco povoado, sendo que, provavelmente, quanto mais recuarmos, menor será a dimensão populacional do Concelho no conjunto do Distrito de Portalegre.
Quadro 1 - População do Distrito de Portalegre discriminada por Concelho
1878
|
1901
|
1940
|
1960
|
1980
|
2011
|
|
Alter
do Chão
|
5.827
|
8.033
|
9.328
|
8.383
|
4.839
|
3.562
|
Arronches
|
4.209
|
4.693
|
7.121
|
6.818
|
4.332
|
3.119
|
Avis
|
5.330
|
6.731
|
8.981
|
8.977
|
5.865
|
4.559
|
Campo
Maior
|
5.681
|
5.895
|
9.040
|
9.887
|
8.439
|
8.456
|
Castelo Vide
|
6.255
|
6.505
|
7.361
|
6.538
|
4.182
|
3.407
|
Crato
|
5.447
|
5.810
|
9.216
|
8.642
|
5.572
|
3.708
|
Elvas
|
20.584
|
20.722
|
29.080
|
28.562
|
24.444
|
23.078
|
Fronteira
|
3.002
|
3.392
|
7.550
|
7.063
|
4.428
|
3.410
|
Gavião
|
5.030
|
6.364
|
10.439
|
10.049
|
6.601
|
4.132
|
Marvão
|
5.428
|
5.987
|
7.630
|
7.478
|
5.410
|
3.512
|
Monforte
|
5.489
|
5.235
|
8.087
|
7.425
|
4.140
|
3.329
|
Nisa
|
9.812
|
12.976
|
18.963
|
17.976
|
10.390
|
7.450
|
Ponte
de Sor
|
6.009
|
7.923
|
19.232
|
21.902
|
17.701
|
16.691
|
Portalegre
|
14.861
|
18.510
|
25.815
|
28.384
|
27.391
|
24.930
|
Sousel
|
4.411
|
5.921
|
11.201
|
10.578
|
7.203
|
5.074
|
Total
|
107.375
|
124.697
|
189.044
|
188.662
|
140.937
|
118.417
|
Outra suspeita que tenho é que este desenvolvimento está em muito relacionado com a construção do caminho-de-ferro que constituiu, em Ponte de Sor, um pólo de atração de populações e indústrias. Esta minha suspeita relaciona-se com o facto da construção da rede ferroviária ter, de uma forma geral, contribuído para
o desenvolvimento populacional, em termos absolutos e relativos, das freguesias
e concelhos que beneficiaram com esta acessibilidade, a partir da segunda metade do século XIX (Silveira et al. 2011).
Simultaneamente, a indústria também se deslocalizou para junto dos principais eixos de transportes, a maior parte deles situados no litoral, no entanto, conhecendo um pouco da dinâmica industrial de Ponte de Sor, talvez esta localidade tenha sido uma das poucas do interior a aumentar, em termos relativos nacionais, a concentração industrial. Seria uma interessante questão a investigar a nível local.
Quadro 2
População do Concelho de Ponte de Sor relativamente ao total Distrital (%)
População do Concelho de Ponte de Sor relativamente ao total Distrital (%)
1878
|
1901
|
1940
|
1960
|
1980
|
2011
|
|
Ponte
de Sor
|
5,60
|
6,35
|
10,17
|
11,61
|
12,56
|
14,10
|
Este
último fator torna-se particularmente significativo se atendermos ao facto que
a localização industrial é um dos parâmetros mais importantes para o
desenvolvimento económico e responsável pela fixação de populações, devido à
especial capacidade dinamizadora do conjunto da economia que supõe uma
atividade deste tipo. É, portanto, bastante comum identificar-se industrialização
com desenvolvimento económico e carência de indústria com atraso. Assim, com
poucas exceções, não existem países ou regiões desenvolvidos que não se
destaquem pela dimensão e produtividade do seu setor industrial.
Outra questão que me faz presumir este efeito dos caminhos-de-ferro é a progressiva concentração da população do concelho na sua sede. No entanto, também se pode argumentar que este efeito deve-se mais ao facto da vila, mais tarde cidade, de Ponte de Sor acolher a grande maioria dos serviços do Estado. De facto, quando o Estado tinha um peso consideravelmente menor do que atualmente, o esvaziamento das outras freguesias em direção à sede de concelho não parecia estar ainda a formar-se, como se pode ser nos seguintes quadros.
Quadro 3 - População do Concelho de Ponte de Sor discriminada por Freguesia
1864
|
1878
|
|
Galveias
|
1.419
|
1.513
|
Montargil
|
1.082
|
1.939
|
Ponte Sor
|
2.311
|
2.557
|
Total
|
4.812
|
6.009
|
Atualmente o peso da sede de Concelho é esmagador por comparação com o século XIX.
Quadro 4
População da Freguesia de Ponte de Sor relativamente ao total do Concelho (%)
População da Freguesia de Ponte de Sor relativamente ao total do Concelho (%)
1864
|
1878
|
2011*
|
|
Ponte Sor
|
48
|
43
|
74,31
|
Faltam, no entanto, muito dados e muito estudo para se poder confirmar estas minhas suspeitas. Ter-se-ia que analisar toda a dinâmica populacional do Distrito de Portalegre e do Concelho de Ponte de Sor, nos últimos duzentos anos. Por outro lado, a contabilização do trabalho industrial e do rendimento per capita, nestes parâmetros, seria também bastante importante.
É um trabalho moderadamente demorado e para o qual não terei disponibilidade nos próximos dois a três anos. Talvez no futuro tenha essa disponibilidade ou, por outro lado, a Ana Isabel o queira fazer.
* Para este cálculo adicionei a população das freguesias de Tramaga, Longomel e Vale de Açor de forma a reconstruir uma unidade administrativa historicamente comparável, visto que em 1993, a freguesia de Ponte de Sor foi desmembrada destas freguesias.
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