domingo, 20 de novembro de 2011

A fraca argumentação dos aficionados



Eu não sou apreciador da tradição tauromáquica portuguesa, acho um espectáculo sem qualquer interesse visto que se traduz no massacre e sofrimento de um dos intervenientes que é obrigado a estar presente - o touro. Não que seja um pacifista, pois não só considero que a resolução por intermédio da violência de algumas situações é, infelizmente, a única solução, como pratiquei com prazer desportos de combate. No entanto, existe uma grande diferença entre assistir a um combate entre duas pessoas que o fazem de forma consciente e livre, e assistir à tortura de um animal.
Do vasto leque de argumentos dos aficionados a grande parte são absolutamente ridículos, um é discutível e o único que, na minha opinião, é aceitável raramente é referido. Eis um resumo daqueles que costumo ouvir:

- É absolutamente absurdo defender a tourada com base de se tratar de uma tradição, visto que pelo simples facto de ser uma tradição não torna a sua prática legítima de qualquer ponto de vista, muito menos do ponto de vista moral.

- Argumentar que o touro não sofre é uma tremenda mentira e creio que só uma criança de muito tenra idade poderá acreditar nisso.

- Referir que o touro não qualquer utilidade para além de ser lidado, é pressupor que a natureza apenas existe para nos servir. Infelizmente esta concepção do planeta tem-nos levado a um caminho de auto-destruição ambiental, que ao ritmo actual nos irá levar à extinção.

- O primeiro argumento a que posso conceder alguma legitimidade é que a tourada tem um impacto económico em determinadas regiões não desprezível e, consequentemente, a sua extinção levaria à ruína alguns agentes económicos (não faço ideia de quantos).

- Por último, o único motivo que realmente admito que alguém defenda a tourada é que gosta e ponto final. O aficionado diverte-se perante um espectáculo de sangue e sofrimento animal e pouco mais há a acrescentar. Contudo, raramente tenho-o ouvido talvez por ser politicamente incorrecto. A tourada não é o meu estilo e até me enoja, mas tenho que respeitar. Eu também gosto de boxe, k1, vale-tudo, o que certamente choca e enoja outras pessoas mais sensíveis nesse aspecto.

De qualquer forma preferia que as touradas terminassem de uma vez por todas, mas não farei qualquer campanha por isso pois, por um lado, considero que existem questões muito mais pertinentes a serem resolvidas na sociedade portuguesa e, por outro, não me sinto na legitimidade de julgar o que os outros pensam sobre a tourada.

2 comentários:

  1. Escrevi este texto faz uns 3 anos num blog que tive e que servia para publicar alguns textos que achava meterem piada escritos por mim:
    "Vivemos num tempo em que tanto se apela a igualdade de direitos e que toda a gente concorda com quase todas estas requisições para quando uma igualdade de direitos para os animais???Por exemplo as touradas esse "espetaculo" barbaro porque não tentarmos igualar os direitos dos pobres animais???Como???É simples eis algumas medidas que visavam a melhoria do espectaculo:

    -Os cornos dos touros em vez de serrados seriam isso sim afiados.

    -Os cavaleiros deixavam pura e simplesmente de poder usar cavalos pois estes são muitas vezes vitimas inocentes das investidas dos touros.

    -Tal como podem haver em arena vários senhores com aqueles capotes deveria poder haver em arena vários touros em simultaneo para cada toureiro uma especie de "handicap match" como se diz na giria do wrestling....

    Estas são algumas ideias mais recentes de um vasto rol .

    Sou um acerrimo defensor do fim da chamada festa brava que de brava nada tem para mim sera sempre festa barbara...

    E não queria entrar por ai mas o que dizer aos trajes daquela rapaziada???Hum????aqueles calções e calças justas???E depois critica-se malta como o Jose Castelo Branco....E como se os calçoes justos não bastassem ainda lhe juntam umas jaquetas cheias de berloques de cores muito masculas heheheh e um capote geralmente cor de rosinha....(e depois os benfiquistas é que são gozados) um homem de jaqueta cheia de missangas e lantejoulas de cores amaricadas, calções justos e um capote cor de rosa???ja pensaram bem nisto?????No minimo da pra rir...

    Por ultimo deixo uma ultima sugestão porque não instalar nas arenas matadouros publicos???Assim a malta via muitas execuções de animais...Ou instalar nos matadouros bancadas para o publico pois as diferenças residem no facto de que nos matadouros os animais são poupados a muito sofrimento antes de morrer..."

    ResponderEliminar
  2. Tó,

    Não te sabia anti-tourada, mas fico feliz pelo facto ;)

    ResponderEliminar