quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Uma Parceria público-privada de sucesso: o caso do Mercado de Artes, Antiguidades e Coleccionismo de Ponte de Sor



Foi com bastante prazer que me desloquei ao Mercado de Antiguidades de Ponte de Sor onde pude adquirir alguns títulos do século XIX, entre os quais uma interessantíssima gramática.



Creio que o evento foi um sucesso, dinamizando a Avenida da Liberdade, o comércio local e proporcionando aos habitantes de Ponte de Sor uma oferta que é pouco habitual no concelho.

Obviamente que o título é meramente provocatório, já que a primeira edição do Mercado de Antiguidades de Ponte de Sor em nada corresponde ao actual paradigma de Parceria público-privada (PPP). Contudo, se quisermos ser precisos, de facto estivemos perante uma parceria entre o poder público - a autarquia – e uma entidade privada – a Staurós. É este o modelo de desenvolvimento económico-social que defendo, um modelo onde o Estado tem o dever de apoiar a actividade privada sempre que esta tem benefícios claros para a comunidade – evidentemente que os privados também procuram obter algum proveito das suas acções – e onde, simultaneamente, os cidadãos não esperam passivamente pela iniciativa pública queixando-se eternamente pela falta desta ou sempre que algo corre mal.




É nesta lógica que a Associação Nova Cultura de Montargil tem trabalhado e será assim, com toda a certeza, que a mesma continuará a trabalhar agora em Ponte de Sor, através do seu novo núcleo.



Resta-me então dar os parabéns ao executivo camarário que apoiou este evento e, sobretudo, à Staurós nas pessoas da Ana Mata e da Inês Lopes.

1 comentário:

  1. Concordo em absoluto. Em tempos de pessimismo, é importante salientar os esforços positivos e as iniciativas bem sucedidas! Espero que o Mercado se mantenha e cresça.

    Ana Isabel Silva

    ResponderEliminar