segunda-feira, 24 de outubro de 2011

A hipocrisia, incoerência e falta de valores da política internacional


Há muito que sei e conheço da hipocrisia, incoerência e da falta de valores da política internacional. Desde sempre que assim foi, mas recorrendo apenas ao século XX encontramos exemplos bastante esclarecedores. Desde já o Iraque, onde durante décadas Saddam Hussein foi auxiliado militarmente pelos EUA, os mesmo que o condenaram - mesmo que indirectamente - à morte; passando, em 1961, pela condenação quase generalizada da política colonialista portuguesa no Estado da Índia, mas silenciosa perante a invasão do Tibete; ou ainda, relembrando a impunidade com que Robert Mugabe pratica uma política racista anti-branca, por comparação com os bombardeamentos a que a Sérvia foi sujeita devido à questão do Kosovo.

Embora saiba que o mundo é assim mesmo, movido por interesses geo-políticos e económicos e não por qualquer noção de justiça, continuo a ficar chocado com algumas notícias. A última foi a forma selvagem e bárbara com que Kadafi foi assassinado - fazendo recordar a execução de Ceausescu - perante os aplausos de alguns líderes ocidentais como foi o caso do Presidente Francês.

Muitos destes líderes que agora festejam a morte do ditador Líbio conviveram frequentemente com ele. Num espaço de meses, as mesmas pessoas que receberam Kadafi com mordomias e honras de Estado na Europa mostram-se felizes diante de um cadáver desfigurado e ensanguentado.

Por mais que se justifique a existência de uma realpolitik, para mim o único adjectivo que me ocorre é nojo!

3 comentários:

  1. Concordo em absoluto consigo, Carlos! A falta de valores, de decência já não nos deveria surpreender, mas continua a enojar-nos e a deixar-nos tristes!Cá para mim, é um bom sinal...neste mundo,onde vale tudo...até tirar olhos...

    ResponderEliminar
  2. Concordo contigo Carlos em pleno, mas junto tambem o facto da falta de alguma decência por parte dos meios de comunicação social que não contiveram na hora de mostrar quer as imagens deo cadaver de Kadafi quer de nos bombardear com as chocantes e perturbadoras imagens de menina chinesa barbaramente atropelada e desumanamente ignorada, todos sabemos que vivemos no mundo pobre de principios e podre de atitudes creio que não precisamos de ser bombardeados com esse tipo de imagens que quanto a mim marcam em horários nobres, o que ganham os meios de comunicação com isso?

    ResponderEliminar
  3. Ganham audiência e se assim é, é porque alguém quer ver.......a miséria da consciência humana está à nossa volta todos os dias.

    ResponderEliminar