segunda-feira, 17 de outubro de 2011

A crítica construtiva, a democracia e a sociedade portuguesa

Em toda a minha vida procurei a crítica alheia sobre a minha pessoa. Quer se tratasse de um trabalho académico, de uma atitude ou de uma maneira de estar, sempre pedi a mais sincera opinião daqueles que me rodeiam, com o objectivo final de assim poder evoluir.

Como exemplo, posso referir que sempre que termino um artigo ou uma comunicação costumo enviar para três ou quatro amigos e imploro pelas suas críticas e sinceridade. Se está com uma qualidade insuficiente, digam-no ou nunca o saberei. Se tem um erro, uma gralha, um raciocínio mal construído, assinalem ou corro o risco de os perpetuar eternamente.

Críticas construtivas, pois claro! E não admito faltas de respeito, que aliás nunca aconteceram.

A sociedade portuguesa vive um dos momentos mais difíceis da sua história recente, perante este contexto nunca uma crítica construtiva fez maior sentido, na minha opinião obviamente. Com respeito, boa-fé, educação e fundamentação, nenhum assunto deve estar acima de qualquer avaliação.

Ao criticado, a sugestão alheia deve fazer reflectir a possível pertinência da crítica, nem sempre esta é certeira mas por algum motivo surgiu. Para quem crítica, é essencial fundamentar-se, e estar disposto a realmente ajudar ou então não tem qualquer legitimidade para sequer ser ouvido.

Creio que toda a sociedade que se quer ou se diz democrática deve adoptar esta postura. Ou estarei errado? Não me parece que seja através de dogmas que retomaremos o caminho do desenvolvimento económico-social.

No entanto, posso estar errado. Por Favor critiquem-me!

2 comentários:

  1. Creio, que mantendo um blog em espaço aberto como o teu e que promove ou desejar fomentar o dialgo e a troca de ideias não podes pedir que te critiquem, ou melhor podem criticar a tua maneira de escrever não a taua maneira de pensar, é coisa que "aquirimos" no 25 de Abril de 1974 a tão proclamada liberdade de expressão e que eu começo a ter duvidas da sua real existência, tenho acompanhado o teu blog nem sempre tenho espaço nem tempo para o comentar creio que cada vez mais é preciso um grito para acordar esta adormeçido Portugal, sempre vivemos dos movimentos do nosso povo, e não creio que sem mais um massivo movimento de todos nós conseguiremos sair da "crise". Não faço como certas pessoas um apelo às armas mas sim um apelo a sair do comodismo e do pacifismo de atitudes que sempre moderou a nossa maneira de ser.
    Continua a informar e a criticar Carlos um leitor pelo menos tens tu assegurado se bem que sei que ha mais quem te vá acompanhando.
    António Linares

    ResponderEliminar
  2. Caro Tó,

    Antes de tudo quero agradecer o teu comentário e o facto de seres leitor deste espaço. No entanto, existe apenas um aspecto que tenho que discordar exactamente devido à liberdade de expressão que queremos ter é que devo ser sujeito a críticas e, simultaneamente, possuir o direito de criticar. Quanto ao resto, concordo a 100% com a tua posição mas tenho uma visão pessimista e fatalista, acho que não nos vamos safar e que o futuro será cada vez pior :(

    ResponderEliminar